O trabalho das organizações no filme institucional
Mostrar a organização atuando é mais eficiente do que escrever ou falar de seus objetivos. No filme institucional, o sentido da sua existência toca diretamente o coração do seu público.
“Se eu estou vendo é porque é verdade.” É assim que o público assiste ao vídeo. Ao conhecer a organização através de imagens reais, um rico processo de compreensão da mensagem começa a funcionar no público, decifrando paisagens, cenas, discursos que alcançam a emoção do indivíduo. Sem a dúvida sobre a veracidade do narrado, a mensagem fica livre para sensibilizar e emocionar e assim conquistar a audiência.
Existem várias estratégias de roteiros para fazer um bom filme institucional. Um caminho tradicional – porém moderno na forma como apresenta o negócio – é iniciar o filme a partir da solução, benefício que o produto ou serviço representa para o consumidor. Atualmente muitas organizações perceberam que devem focar o negócio não no produto, mas no bem que ele proporciona a quem o consome e desta mesma forma, o filme institucional pode iniciar abordando esta questão. É utilizar os primeiros (e cruciais) minutos para conquistar o público. A partir daí explica-se melhor o que é o produto, como utilizá-lo corretamente, suas qualidades e diferenciais e para finalizar, apresenta-se a empresa responsável por entregar o produto com segurança e qualidade prometida.
Diversos outros caminhos podem ser seguidos como o modelo “quem é a empresa, o que faz, como faz, o que espera do cliente”, e mesmo dentro destas estruturas é possível dar ênfase a aspectos do início, meio ou fim do vídeo de modo que represente para o público uma história inesquecível. Isto é possível porque a narrativa audiovisual tem um potencial extraordinário de sedução, pois ao mostrar ambientes, pessoas, equipamentos, pode faze-los revelando olhares, rostos, luzes e detalhes que agradam e conquistam os espectadores.
A Aramá Comunicações já realizou diversos filmes institucionais e em todos eles procurou entender a identidade, a cultura da organização para produzir filmes fortes, impactantes e verdadeiros como porta-vozes da empresa. Forma Certa, Soplast Pásticos Soprados, Transvoltec, Pinturas Ypiranga, CETRE do Brasil foram algumas empresas em que a Aramá atuou desde os anos 1990.