Nova tecnologia, novo conhecimento

Nova tecnologia, novo conhecimento

Ainda estamos no centro de uma grande revolução impulsionada por novas tecnologias que estão impactando nossas vidas em todos os aspectos.

Não sabemos até quando estas transformações deverão continuar e nem se desta vez irão se acalmar – como em outros saltos tecnológicos vividos na história – mas já estamos compreendendo que ela tem muito a nos ensinar, e aprender com tudo isso é uma experiência bastante emocionante.
Nesta nova era precisamos adotar um comportamento humilde e dedicado a conhecer o novo sempre. O “desconhecido” deve nos atrair e ser um motivador para buscarmos decifrá-lo, entendê-lo e assim conhecer mais. Este processo não diminui nem anula o conhecimento construído durante nossa existência, pelo contrário, nossa vivência nos leva a aprender mais e melhor com os desafios modernos.

Encaramos interfaces inovadoras a todo instante em suportes como smartphones, tablets, computadores, TVs, entre outros. Dispositivos que nos surpreendem pelo funcionamento intuitivo e carregado de informação útil ou entretenimento que nos agrada. Isto acontece porque os apps tiveram sucesso no objetivo que pretendiam e conseguiram nos entregar conteúdos que desejamos ou foram além, disponibilizando mais do que esperamos. Nossa sensação é de que o dispositivo é inteligente, que tem uma vida (de fato não tem!), portanto merece nos acompanhar e participar de nosso cotidiano.

Este sentimento ocorre porque os profissionais que desenvolveram a interface, estes sim com muita vida e genialidade, estudaram a fundo nossa inteligência e inseriram nos dispositivos códigos responsáveis pelas respostas às nossas ações. Muitas interfaces têm a característica de se modificar com o uso, ficando ainda melhor depois que eu, você e tantos outros passaram por lá. As infinitas interfaces nos dão a dimensão de quanta coisa interessante podemos explorar e aprender com o uso delas.

As interfaces no ensino mediado por computador

tecnologias-da-inteligencia - P Lévy

Livro narra a teia do conhecimento

Quem nos explica esta história das tecnologias e o conhecimento é o filósofo, sociólogo e pesquisador Pierre Lévy, em “Tecnologias da Inteligência”. Neste livro ele conta como começou esta maravilhosa revolução tecnológica, lá nos anos 1940, com as experiências americanas em busca da magnífica calculadora eletrônica. Eles (os pesquisadores) estavam, já na época, perseguindo a ideia de criar uma máquina que conectasse conteúdos de forma aleatória através de nós, exatamente como funciona a nossa inteligência, ligando conexões espontâneas entre o que já é conhecido com conhecimento novo.

Mergulhar em experiências de ensino online é continuar o legado de Lévy

Entrar nesta revolução e explorar todo o potencial do momento significa passar para o grupo dos que geram conteúdo novo e não apenas consomem. Reunir o conhecimento acumulado na organização e transformá-lo em cursos online para que as pessoas aprendam mais significa contribuir de forma muito qualificada para o legado de tantos pesquisadores como P. Lévy.

EaD - estudio

Estúdio de gravação EaD Aramá Comunicações

Produzir cursos embarcados na plataforma digital permite o uso de conteúdos multimídia, vídeos, fotos, textos, exercícios interativos que podem ser acessados na nuvem em qualquer momento em que o aluno desejar, necessitando apenas de um dispositivo conectado na internet. Com tantas ferramentas disponíveis, o estudante transforma qualquer ambiente em um local de aprendizado.

Plataformas de Ensino a Distância – EaD são relativamente fáceis, mas ainda podem ter fragilidades que precisamos minimizar e fortalecer rotinas que melhoram e estimulam a participação do aprendente. Usar interfaces que possam ser modeladas de acordo com o conteúdo e público é sempre melhor do que utilizar famosos sistemas de EaD que não permitem a personalização da experiência. Na Aramá Comunicações, optamos por desenvolver nossa plataforma que estará sempre aberta a adaptações para atender melhor aos desafios dos parceiros.

Você tem um desafio? Manda pra nós!

Antonio Assiz
Diretor Aramá Comunicações
Docente, mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP)

Foto de perfil de Antonio Assiz
Diretor Aramá Comunicações
Docente, mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP)

Sem anotações

Anotar