Quando o assunto é conquistar corações e mentes, disputar um mercado, a comunicação precisa utilizar estratégias específicas que destaquem qualidades e diferenciais competitivos para públicos bem definidos, em outras palavras, utilizar o marketing.
Para compreender o papel do marketing, é preciso entender que ele é uma linguagem da comunicação para o mercado, ou seja, é o uso ferramentas da comunicação com objetivos bem definidos de posicionar um produto, marca ou uma causa no campo de interesse do público. Para o marketing funcionar é preciso ter as metas bem determinadas e planejar ações considerando o mercado composto por um produto, um público-alvo e concorrentes.
Metas como aumentar 10% as vendas do produto em 6 meses, ser reconhecida como uma marca de alta qualidade pelo público jovem ou conquistar 100 mil votos na próxima eleição podem ser o ponto de partida para uma grande estratégia de marketing que terá ações táticas e operacionais para alcançar o objetivo esperado.
Ainda no nível estratégico, portanto antes de definir ações de comunicação, é necessário saber quem é o público-alvo, seu comportamento, interesses e como ele se relaciona com o seu produto ou sua causa, além de entender também quem são seus concorrentes, como estão posicionados, os diferenciais entre cada concorrente e você e as ferramentas de comunicação que estão utilizando para a disputa de mercado.
Com todo este diagnóstico bem detalhado e muita criatividade é possível criar um planejamento de marketing e sair em busca dos resultados esperados.