Storytelling: Contar as histórias do mundo corporativo

 

Falar de storytelling no mundo corporativo parece coisa nova, um discurso ou uma estratégia de linguagem para conquistar o público, mas a verdade é que “contação de histórias” na comunicação empresarial já existe há muitos anos.

A comunicação interna sempre nascia da necessidade de divulgar as regras e determinações da empresa para os funcionários. Iniciava assim, mas logo descobria que era possível e necessário ir mais longe. Mergulhar em assuntos de interesse dos funcionários e de suas famílias que iam além do local do trabalho, ou seja, falar de lazer, educação, e do famoso “hobby”. Sem perceber, lá estava o house organs contando histórias de pessoas comuns, que passavam a ser mais conhecidas e admiradas pelos colegas. Você consegue imaginar o efeito desta abordagem no mundo corporativo?

Quem viveu experiências de narrar histórias de seus colaboradores sabe o quanto isso é transformador. Tão forte é este processo que é preciso dosar a estratégia para que diferentes setores e funcionários se sintam contemplados e representados até que esta prática se torne comum. A transparência do projeto, a participação de representantes dos departamentos da empresa na reunião de pauta ou no conselho editorial, são essenciais para o sucesso da iniciativa.

Quando um projeto de comunicação corporativa é bom mesmo ele consegue gerar histórias emocionantes a partir dos relatos dos funcionários e isso cria um clima organizacional muito agradável e propício a inovação e isso é tudo o que as empresas têm que valorizar. As histórias pessoais se fundem com a história da empresa e isso constitui uma identidade institucional viva, dinâmica e com a energia necessária para competir no mercado.

Vector desenhado por Freepik

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