Um balanço empresarial criativo.
Com o encerramento de 2015, empresas preparam seus balanços para nortear o planejamento do próximo ano. Que tal produzir o relatório em vídeo?
Os esforços produzidos pelos colaboradores não podem ser menosprezados quando chega a hora de avaliar o ano. As organizações sabem que apesar dos altos e baixos da economia do país, seus profissionais se esforçaram para superar metas e levar a equipe ao pódio no competitivo e turbulento mercado brasileiro. Um relatório de atividades ou um balanço do ano em vídeo é uma ferramenta eficiente e criativa para registrar o que foi conquistado e o que ainda ficou abaixo da meta, fortalecendo os profissionais e engajando a equipe para ser ainda mais eficiente no próximo período.
Mostrar os resultados da organização em um vídeo produz sentimentos imensos de satisfação e motivação, independentemente do número ser mais para o vermelho ou azul, o que vale é que trata-se do resultado da dedicação de setores que vão se identificar com os relatos de seus líderes. Pronunciamentos espontâneos, por vezes emocionados e até corajosos ao expressar desafios superados ou que continuarão colocados para a equipe, vão encerrar um ciclo com um sentimento de satisfação e expectativa positiva para o futuro.
Quando o vídeo entra no ambiente corporativo, uma série de valores e sentimentos positivos são ativados na equipe. O sentimento de corpo, o sentido de importância do trabalho de cada um e dos departamentos que compõem a organização, o discurso integrado, particular e ao mesmo tempo coletivo tudo isso passa a ser compreendido pelos funcionários.
A linguagem simples, carregada de emoção que se expressa em olhares, tom de voz, na trilha sonora e nas cenas do trabalho captadas em ângulos privilegiados, transforma o vídeo em uma ferramenta extraordinariamente bem recebida pelo coletivo. Números de produtividade, tabelas comparativas, metas programadas, tudo isso é melhor compreendido na fala de colegas de trabalho, que detêm a cultura e a história da organização e por isso farão explicações facilmente compreendidas pelo conjunto. Isso tem sido bem explorado em estratégias narrativas conhecidas como storytelling.
Se o Brasil está vivendo uma crise é melhor não perder a oportunidade de sair na frente e entrar com o time unido em 2016 para ter a chance de conquistar um lugar ainda melhor nos próximos anos. Está decidido pelo vídeo? Chame a equipe da Aramá Comunicações para lhe ajudar nesta tarefa. Conheça também ferramentas de vídeo de treinamento, filme institucional e webtv corporativa.